Curso de Capacitação de Tutores e Preceptores

Estratégia de Capacitação e Aperfeiçoamento de Tutores e Facilitadores em Educação Permanente em Saúde no SUS

(CAEPS - SUS)

 

 

CONTEXTO

A capacitação de professores e profissionais de saúde em metodologias ativas vem se apresentando como uma necessidade para o desenvolvimento de soluções educacionais para o SUS. O Ministério da Saúde vem investindo nessa área como parte essencial da estratégia de mudança institucional, prevista na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (BRASIL, 2009). A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado, por meio da identificação e análise de problemas; da capacidade de elaborar questões e procurar informações para ampliá-las e respondê-las, assim se comprometendo com a transformação de sua realidade de prática.

A metodologia desse curso está fundamentada na aprendizagem de adultos, integrando e potencializando os processos educacionais de desenvolvimento de capacidades docentes de facilitação do ensino-aprendizagem.

APRESENTAÇÃO

Essa Estratégia de Capacitação e Aperfeiçoamento de Tutores e Facilitadores em Educação Permanente em Saúde está dividido em duas Fases:

A primeira fase objetiva a capacitação de atores no uso de Metodologias Ativas e Participativas de Ensino-Aprendizagem (MAPEA), cujo grande diferencial está na mudança de foco do processo educativo que sai do ensino e passa a priorizar os processos de aprendizagem, no qual o educando se compromete com seu aprendizado por meio da identificação e análise de problemas; da capacidade de elaborar questões e procurar informações para ampliá-las e respondê-las.

Numa segunda etapa formativa, o Curso de Aperfeiçoamento para Tutores e Facilitadores de Educação Permanente em Saúde é oferecido, onde o foco é a implantação/implementação de Núcleos de Educação Permanente que ponham em evidência o trabalho em saúde, uma intensa permeabilidade ao controle social, compromissos de gestão com a integralidade e a humanização e a produção de conhecimento que produza práticas concretas de cuidado de pessoas e coletividades.

Ambas as etapas têm encontros presenciais e atividades virtuais. Por meio dos encontros presenciais, propicia-se a integração e a troca de experiências entre os participantes, potencializando a ação construtiva da educação permanente em saúde a partir de diversos disparadores, como Situações-problema, Narrativas, Viagens, etc.. As atividades virtuais à distância buscam estimular a capacidade de análise, avaliação e articulação de saberes, com vistas à implementação/consolidação da educação permanente em saúde.

OBJETIVO GERAL
  • Capacitar e aperfeiçoar profissionais em facilitação de aprendizagem em processos educacionais que utilizem metodologias ativas de aprendizagem, com competências para atuar como Tutores, Facilitadores e Apoiadores Institucionais em Educação Permanente em Saúde, na melhoria e segurança da atenção à saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Fortalecer a Política de Educação Permanente no município de Fortaleza;
  • Habilitar preceptores no uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem;
  • Qualificar atores sociais com competências para mudar a realidade existente através da Educação Permanente;
  • Implementar Educação Permanente em Saúde no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), através da qualificação de educadores dos Núcleos de Educação Permanente e Apoiadores Institucionais, vinculados às Coordenadorias Regionais de Saúde no município de Fortaleza;
  • Contribuir com a construção de cenários que propiciem a reflexão permanente das equipes de saúde sobre suas práticas, visando ampliar as capacidades institucional e profissional de sistemas locais de saúde, na atenção à saúde, na gestão da clínica, na participação social e na formação em saúde.
Referências:
  • BRASIL Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009;
  • BRASIL Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde / FlOCRUZ, 2005.
  • CYRINO, E.G. & Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública. 2004;20(3):780-8. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/csp/v20n3/15>. Acesso em 28 nov. 2012;
  • DIAZ-BORDENAVE, J. & Pereira, A.M.. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28ª ed. Petrópolis: Vozes; 2007.