Gestão de Situações de Urgência na Saúde - SUS (GeSUS)

 

O tema desastres não é novo. No entanto, vêm ganhando destaque na mídia e no cotidiano da população, à proporção que a sua frequência vêm também aumentando ao longo dos anos. O aumento na frequência da ocorrência destes eventos pode ser explicado, segundo muitos autores, pelo crescimento das cidades e o intenso processo de urbanização, responsáveis pela ocupação desordenada do solo e degradação ambiental.

A ocorrência de desastres está diretamente ligada às condições de risco existentes em uma localidade, causando efeitos diferentes, uma vez que cada região afetada apresenta condições sociais, econômicas, políticas, geográficas e sanitárias particulares. Para a adequada compreensão da atuação do Setor Saúde em situações de desastres, é fundamental a compreensão de alguns conceitos básicos utilizados internacionalmente e nacionalmente no processo de Gestão do Risco de Desastres. Em contexto de desastres, o setor saúde é um dos mais demandados, porém nem sempre está devidamente preparado para agir em situações adversas, que podem durar meses ou até anos em uma cidade ou região.

Portanto, profissionais de saúde de todos os setores e níveis de atuação devem estar qualificados para agir antes, durante e após o desastre. Investir na qualificação, mais do que uma obrigação, é um direito desses profissionais, pois todos serão de alguma forma demandados em caso de desastre. Esse material educativo é uma síntese dos cursos existentes na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e foi elaborado de forma a contribuir na qualificação dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e seu trabalho conjunto com o SAMU Ceará e as outras agências acionadas em situações de desastres.

Esse curso pretende capacitar profissionais do SAMU 192 Regional Fortaleza em prevenção e atendimento a vítimas de desastres, para que possam atuar com qualidade no primeiro atendimento e na gestão de situações complexas de urgência envolvendo múltiplas vítimas.