Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 - Regional Fortaleza 
 
O Sistema de Ensino-aprendizagem à Distância do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 - Regional Fortaleza
SEaD NEP SAMUFor


O processo de ensino-aprendizagem do Sistema de Ensino à Distância (SEaD) do NEP SAMUFor orienta-se por pressupostos construtivistas, da aprendizagem significativa e da aprendizagem de adultos.

É muito comum a ideia de que para ensinar bem basta dominar um campo do conhecimento. No entanto, embora o domínio do conteúdo e das práticas seja fator imprescindível, a experiência nos mostra que há excelentes profissionais que não são necessariamente bons educadores, indicando que entender como se aprende e consequentemente saber como ensinar são atributos igualmente importantes.

No modelo construtivista assume-se que a aprendizagem se dá no contexto das relações interpessoais através de um processo individual de construção/reconstrução dos conhecimentos, experiências, competências, e da percepção de si mesmo e do mundo. A aprendizagem é vista como um processo interativo entre aquele que aprende e a nova informação. Neste processo, a pessoa se transforma e produz transformações (Vigotsky, 1988).

A aprendizagem significativa ocorre quando o conhecimento novo encontra pontos de ancoragem na estrutura de conhecimentos e valores já existentes no indivíduo, possibilitando a atribuição de significado a novas informações e experiências que serão integradas, gerando uma nova estrutura. O conhecimento é (re) criado, não simplesmente adquirido, e a procura pelo sentido é o que move o processo de aprendizado. Por outro lado, quando o novo conhecimento não se liga a nada que o indivíduo já sabe, não tem nenhum significado para ele, ocorre uma aprendizagem mecânica de baixa retenção e rápido esquecimento. (Ausubel, 1968).

A aprendizagem de adultos considera que os adultos querem saber por que devem aprender determinadas coisas; que aprendem quando têm necessidade; que aprendem melhor se orientados para uma tarefa ou situação de vida; que têm necessidade de se auto-dirigir; e que possuem grande volume de experiência e instrumentos relevantes que devem ser considerados como base para a nova aprendizagem. O sentido e o significado atribuídos à aprendizagem pelas pessoas envolvidas são relevantes neste processo, assim como a valorização da experiência anterior e da autonomia. (Knowles, 1996)

Assim sendo, este Sistema tem como um pressuposto que a formação pode ser arquitetado pela experiência pessoal e profissional do participante, pelos conhecimentos teóricos estudados, e pelos ambientes de aprendizagem construídos colaborativamente. Portanto, as estratégias educacionais a serem desenvolvidas nos diferentes momentos do Projeto compreendem de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, avaliação formativa e somativa, e educação a distância (EAD).

Referências:

  • Ausubel, D. P. Educational psychology: A cognitive view. New York: Holt, Rinehart & Winston. 1968
  • Knowles, M. S. Adult learning. In R.L. Craig (Ed.), ASTD training & development handbook: A guide to human resource development (4th ed.). New York: McGraw Hill. 1996 (pp. 254-265)
  • VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, Ícone Edup, 1988. 228 p. 88


Veja também:

Última atualização: domingo, 26 out 2014, 22:31